

Festival de Mão a Mão
Desde 2020 realizamos o Festival de Mão a Mão de forma independente e com amplo envolvimento de praticantes desta técnica.
Até 2024 foram cinco edições do Festival, promovendo diálogos entre a classe, gerando encontros para evolução da técnica e do pensamento sobre esta e principalmente a promoção de maior diversidade de pessoas, de técnicas e de estética no meio.
O Festival tem uma preocupação de ampliar o acesso a pessoas interessadas, e apesar de nunca ter conseguido apoio de editais, realiza todas as ações acessíveis, gratuitas ou ao chapéu, com parcerias para realizar aulas, mostras e conversas com estrutura de qualidade.
Na 3ª edição lançamos a plataforma ACROMATCH, com o intuito de mapear e parear praticantes. Na 4ª edição realizamos uma parceria com o Mundo do Circo trazendo novos medidores ao Festival. A 5ª edição aconteceu em julho de 2024 e bateu recorde de público. Na 6ª edição temos o apoio do Sesc e da MF Flues, e iremos realizar o dobro de varietés, e uma ação inédita de estrear um espetáculo pelo festival.
Conheça mais as ações de cada edição abaixo.
festi mam 2025
25, 26 e 27/07
Preparamos a 6ª edição com todo carinho! Serão 3 espetáculos gratuitos, para todas as famílias e com acessibilidade em libras. Não perca!
25/07, Sexta-feira, às 19h
Varieté Relações: Correio Elegante
Local: Circo Escola Picadeiro Spadoni
Endereço: Av. Visc. de Nova Granada, 513 - Centro, Osasco
Horário: 19h
26/07, Sábado, com duas atrações:
Espetáculo Fiu-it, da Cia Plá
Local: Sesc Santana
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana, São Paulo
Horário: 12h
Varieté QuiGenteBoa
Local: Circo Escola Edgar Cabide
Endereço: Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, na rua Nelson Rodrigues, s/n, Centro, Franco da Rocha
Horário: 17h
Domingo das 14h às 18h tem o
Encontro de Mão a Mão para a classe
Um encontro de treino e trocas para artistas
e praticantes da técnica no Galpão Cortina.
A programação é 100% gratuita, mas você pode somar! Participe da nossa Vakinha para o Festival crescer ainda mais potente e coletivo.

5ª ediçãoFESTMAM
Resumão desta festa que foi a 5ª edição. Para a programação completa, acesse o IG do Festival de Mão a Mão: https://www.instagram.com/festi.mam/

Mão a Mão
Curso de formação na metodologia desenvolvida por Mano a Mana para artistas cegos e cegas.

Novos lugares
Lançamento do audiolivro com espetáculo circense com audionarração.

Varieté Relações
Apresentação de números de Mão a Mão na lona de Franco da Rocha lotada!

Lançamento
Livro de Mão a Mão reúne classe mão a mãozeira para se encontrar para treinar e refletir com os pares

Festival Internacional Circense de Mão a Mão 4ª Ed.: Fomentando o futuro
A programação contou com uma 'Vivência circense para a família (ao chapéu), duas varietés com ampla representação da classe de mão a mãozeires, consagração de mais um Prêmio Espírito do Festival, e o nosso tradicional Encontro de Mão a Mão, que reuniu quase 70 pessoas!
Foi um marco no número de participantes artistas, equipe de produção, e de público! Você pode conferir o primeiro dia clicando aqui, e o segundo dia, aqui!








.png)
Em 2022 realizamos nossa primeira edição totalmente presencial, e conseguimos manter totalmente ao chapéu! A edição teve como tema 'Atravessando lugares' e realizou ações em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, São Bernardo, e Ribeirão Preto. Uma programação de outubro a dezembro com curso de formação livre, workshop de mão a mão, oficina, mostra de números e formatura! Este ano também criamos dois prêmios com o intuito de reconhecer pessoas e trajetórias. O prêmio Espírito do Festival foi dado ao grande artista, profissional de mão a mão - com especialidade em estáticos - João Marcílio, criador e artista da companhia Duo Urbano; e o prêmio trajetória, dado a nossa aluna Camila Flues, honrando seu caminho no aprendizado da técnica, com orgulho de onde ela tem chegado.
3ª Edição:
Atravessando lugares
2ª Edição: encontros
Com o sucesso da 1ª edição, decidimos que faríamos o festival anualmente, e tentaríamos recursos de editais e parcerias para desenvolver ele da melhor maneira possível. Na 2ª edição, que aconteceu no final de 2021, realizamos o Festival MaM em formato hibrido, on-line e presencial, em parceria com o Galpão do Circo e com o apoio dos artistas e praticantes de mão a mão.

Foram 3 ações presenciais, sendo uma mostra de números (foto 1), um aulão de mão a mão com Mano a Mana (foto 2), e um encontro de mão a mão no parque.


Também realizamos 2 ações online: nossa tradicional Mostra de números online, disponível aqui e o projeto de Mapeamento e/para pareamento de duos e grupos de Mão a Mão, que ganhou o nome de 'acromatch'.
Através de uma parceria com a empresa Simpli e com Thiago Balducci, o projeto se tornau uma plataforma on-line de cadastro de praticantes de mão a mão, viabilizando levantamento e mapeamento de praticantes, e também dando aquela força para as pessoas que querem encontrar uma dupla ou que querem marcar treinos em diferentes regiões. O projeto nasceu como ideia em 2021 na 2ª edição, mas foi sendo construído a longo prazo e só foi inaugurado na 3ª edição, 11 de novembro de 2022.
1ª Edição: diálogos
A 1ª edição foi totalmente online, com 5 dias de programação no mês de dezembro.
O Festival abarcou duas mostras de números, três bate-papos com companhias circenses com trechos de seus espetáculos, uma transmissão de vídeo arte com bate-papo e duas mesas de debate. O alcance de participantes e público foi maior do que a gente poderia imaginar!
